domingo, 19 de outubro de 2008

DINÂMICA DE SOCIALIZAÇÃO/INTERAÇÃO 3º ANO "D"(Projeto Tecendo Cidadania)

Realizamos essa atividade na perspecitva de trabalharmos as aprendizagens necessárias à formação cidadã tendo em mente o Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors.Certamente compreendemos que uma atividade não é suficiente para tanto mas o conjunto delas será capaz de construir uma nova cultura na escola.
Em específico, nessa atividade, os objetivos estavam direcionados ao APRENDER A CONVIVER mesmo sabendo-se que a apreensão dos saberes não se dão isoladamente.
O cotidiano, em todos os seus aspectos,mostra o desafio que se impõe na construção dessa aprendizagem.
As justiças,as violências e a competividade que nos cercam a cada dia nos separam dos nossos próximos mais próximos.
Temos a compreensão de que à escola cabe ensinar e vivenciar a não-violência/uma educação para a paz, para o respeito às diferenças, para a descoberta das semelhanças, para o encontro.
Encontro que entendemos precisa acontecer, inicialmente, no e com o próprio indivíduo,pela capacidade de se reconhecer, se auto-avaliar, se querer bem,se planejar, sonhar; depois com seus pares, nos diferentes contextos.
Nesse sentido a atividade consiste numa proposta à reflexão.
Para tanto, nesse momento, escolhemos um espaço fora dos limites da sala de aula tradicional.(Quando utilizamos este espaço o fazemos com a ajuda de aparelho de som que proporciona ao ambiente um clima agradável)
Os alunos são convidados a um momento de reflexão.Aqui vários textos podem ser usados. Usamos o texto "Eu e o outro" proposto por Simão de Miranda(Oficina de Dinâmica de grupos.São Paulo:Papirus,2004)para a leitura e reflexão silenciosa.

"A todo momentos apregoamos idéias, filosofias de vida em que pensamos acreditar ou que queremos acreditar, ou, quem sabe ainda, que tentamos fazer alguém acreditar que acreditamos. Mas, até que ponto vivemos as nossas teorias? Até que ponto somos quem pensamos que somos?Quem é você? Não, não... Não quero que preencha nenhum formulário. Quero que se coloque diante de um espelho. Será que você é quem gostaria de ser?Ou será que nunca se preocupou com isso?Será que é importante, para você, ser quem gostaria de ser, para gostar da pessoa que é?Talvez, até mesmo, seja indiferente para você, saber se é alguém, ALGUÉM DE VERDADE, IMPORTANTE, para você e para os outros.Se assim for, esqueça. Caso contrário, pense um pouco mais e tente descobrir se você vem sendo coerente consigo mesmo.Às vezes, perdemos longas horas condenando as atitudes das pessoas, mas dificilmente dispensamos alguns minutos para analisar de forma critica as nossas próprias atitudes. Exigimos respeito, confiança, tolerância, calma, educação... Mas será que damos tudo isso, para estarmos com condições de cobrar?Ou você é do tipo "faça o que digo, mas não faça o que eu faço"?Você desempenha papéis diversos na sociedade em que vive: Você é amigo, primo, namorado, filho, pai, aluno, trabalhador, marido, mulher etc. A cada momento nos encontramos em um lado do cenário, mas em qualquer parte que estejamos, é importante que não deixemos de ser gente; que não deixemos de perceber que somos o que somos a partir da existência do outro, que também é gente. Ou você é do tipo que acha que o mundo gira em torno de você?
Você é capaz de ser feliz sozinho? Ou é daqueles que gostam de estender aos outros tudo o que conquistam? Você acredita naquela frase que diz "a felicidade está ao alcance de todos"?Será que não gostaria de unir as suas alegrias às minhas, às nossas e fazer delas a nossa felicidade e quem sabe a de muitos outros?Talvez se você pensar um pouco mais...Saberá ser mais feliz, gostar um pouco mais do outro. Fazer com que o outro seja uma extensão de você e que todos nós sejamos o mundo. E se cada um de nós se mostrar assim, mas bonito diante do espelho, o mundo certamente será mas bonito ao nosso redor".

Entregamos uma folha de papel a cada aluno(orientamos que ao receber as folhas cada um deve escrever seu nome na parte superior da mesma e dobrá-la para que o seu nome seja encoberto, em seguida o professor recolhe as folhas, as mistura e devolve.Ao receber a,folha o aluno abre a parte dobrada, identifica para quem vai escrever(o nome está na parte superior da folha)e, na parte inferior da folha escreve uma mensagem para aquele colega.Após alguns minutos o professor dar um comando para que os alunos dobrem o que escreveram e passem a folha para o colega da direita ou esquerda.A atividade se repete até que a primeira folha volte à mão de cada um).
Solicitamos que pensem em seus colegas... que pensem como têm se portado como colega...
e escrevam uma mensagem...



Após escritas as mensagens a folha de papel transforma-se num canudo que deve ser entregue á pessoa que inicalmente escreveu seu nome na folha.
Um tempo para que os alunos leiam...
...possivelmente eles começarão a se confraternizar...










Lidas as mensagens, convidamos o grupo a voltar ao círculo...










E a partir de uma brincadeira de roda,em que os alunos formam dos círculos: um por dentro e outro por fora,cantam e ao comando param e olham para um colega que compreenda tenha algo a falar ou a resolver.
(o professor só deve interferir se houver conflito ou julgar necessário)












Após as conversas convidamos o grupo a voltar ao círculo

Avaliamos a atividade...
Nova mensagem de reflexão...(se julgar necessário)
" A vida do homem não é um mero" passar pela vida".
Ela é significativa quando o homem,
vencendo os desafios de seu mundo físico ou social, permite-se conviver com seus semelhantes". (Professor Edgardo da Silva)

Depoimento;"Não sei o que cada aluno recebe da turma como mensagem, mas tenho a nítida impressão de que a atividade vale apena, principalmente quando recebo minha folha e vejo o que cada aluno pensa sobre mim".

2 comentários:

  1. MUITO LINDO ESSE PROJETO E O MAIS IMPORTANTE, PARECE SER MUITO VÁLIDO.
    VOU DESENVOLVÊ-LO COM MEUS ALUNOS, MUITO OBRIGADA...

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Maria Perpétua Teles Monteiro