Atividade faz parte da II etapa do Projeto Tecendo Cidadania onde estamos discutindo com os alunos o Artigo VI da Declaração Universal dos Direitos Humanos:"Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei."

A pesquisa foi realizada por um dos grupos do 2ºano "F" que está trabalhando o direito de ser pessoa a partir da visão e realidade das comunidades Quilombolas.

As alunas se sentiram muito a vontade no espaço rural.

O grupo realizou entrevista com o Presidente da Associação de Moradores,José Carlos, que com a educação de sempre, nos recebeu e com muita prioridade e politização respondeu às questões.

A entrevista foi realizada defronte a Casa de farinha Comunitária.

Na entrevista Carlos fala do seu orgulho de ser negro e de representar uma Comunidade com a história de luta como Castainho.

Fala sobre a conquista que foi a Declaração Universal dos Direitos Humanos e da luta para que esses direitos sejam respeitados.Discorre sobre a importância da organização social e fala das conquistas da comunidade ao longo dos anos destacando a importãncia e apoio do Governo Federal.

Aproveitamos a oportunidade para rever amigos, falar das lembranças...

mais uma vez tentei ajudar na casa de farinha,fazendo o trabalho que fazem as senhoras da comunidade, e é claro não consegui.

A visita se estendeu a outros ambientes da comunidade

onde o grupo também conversou com várias pessoas: crianças....



e adultos...






O vídeo da entrevista e os estudos realizados pelo grupo serão apresentados no auditório da escola para os demais alunos.

Para mais imformações acesse:
(http://www2.uol.com.br/JC/_2000/1007/tu0607c.htm)
(http://www.cpisp.org.br/comunidades/html/brasil/pe/pe_castainho.html)
Nenhum comentário:
Postar um comentário