domingo, 14 de outubro de 2007

Descrição das Atividades do Projeto "Cidadania Preto no Branco: um olhar sobre a realidade do Afro-descendente em Garanhuns"

  • Iniciamos nossas atividades com a temática Arte africana e Afro-descendente( com os primeiros anos)no ano de 2006. Este ano,no mês de agosto de 2007, de onde sentimos, a partir do envolvimento e curiosidades dos alunos, a necessidade de desenvolver um trabalho voltado ao aprofundamento da conscientização da história e da cultura do povo africano; do homem, da mulher, do jovem negro na sociedade brasileira. Comunicamos à equipe gestora ,inicialmente, e à docente a intenção de desenvolvermos o projeto junto aos alunos e professores das demais disciplinas e colocamos a proposta do Título para discussão. Como por diversas razões não voltamos a discutir, no coletivo, a temática, adotamos o tema declarado neste espaço e mantivemos conversas e informações com alguns colegas(em específico a professora de Sociologia) e com a coordenação para viabilzar e discutir as possibilidades de realização do mesmo. Começamos, as atividades de sala de aula, com uma fase de sensibilização onde vários filmes foram vistos e discutidos, entre eles: "Evolução da humanidade-armas, germes e aço/entre os trópicos", um documentário baseado nas pesquisas de Dimond e que trata da invasão, exploração e domínio da África pelos Europeus; Em seguida vimos o filme:" O povo brasileiro de Darcy Ribeiro: matriz afro e terra de crioulos".(Deste documentário já tínhamos assistido Matriz Tupy) em seguida assistimos o documentário:" O negro na sociedade brasileira" de onde resultou a proposta real deste projeto. No mês de setembro organizamos grupos de pesquisas onde os alunos escolherão o campo(local) da pesquisa, o público a ser investigado e a temática específica que irá tratá.
  • Com os segundos anos iniciamos a temática no mês de julho quando discutíamos "Os holandeses em Pernambuco" a partir das obras de Franz Post e Albert Eckout, na ocasião, a partir de alguns acréscimos históricos e do documentário "O negro na sociedade brasileira", surgiu a discussão em sala de aula "Cidadania do homem e da mulher negra:Henrique Dias ou Zumbi?(dessa discussão divulgaremos as produções/textos)
  • O tema tomou uma proporção maior com os estudos das obras de alguns artistas que fizeram parte da missão francesa, principalmente Debret e Rugendas que retrataram a realidade do povo negro naquele período. Alguns livros para-didáticos foram indicados visando ampliar as possibilidades de leitura e uma melhor compreensão da temática.
  • A partir dos estudos e imagens propostas pela História e pela Arte iniciamos a organização do projeto de pesquisa que visa identificar a comunidades quilombolas da região e a situação atual do afro-descente no município de Garanhuns.
  • No mês de setembro contactamos com um membro da Comunidade de Castainho(Carlos-presidente da Associação de moradores) para proferir palestra para os alunos do CEEG e para realizarmos intercâmbio com aquela comunidade.
  • Contactamos também com um africano de Angola que se encontra morando em Garanhuns para proferir palestra sobre a atual realidade africana.
  • Foi organizado no mês de setembro, pela professora de Sociologia e pelos alunos dos primeiros e segundos anos, um grupo de recital de poesia escritas por homens e mulheres negras. Este grupo fez sua primeira apresentação por ocasião da inauguração do novo Prédio do CEEG. Registre-se também que os alunos têm discutido a questão negra na referida disciplina.
  • Na semana de 12 a 16 de novembro os alunos estarão, em sala de aula, socializando os resultados dos seus trabalhos.
  • A culminância do projeto está prevista para os mês de novembro quando esperamos realizar a Primeira mostra CEEG de culturas, dias 19 e 20 de novembro de 2007, para toda a comunidades. No dia 19 a previsão é para apresentação dos trabalhos dos alunos(pesquisas, textos, poesias, danças, teatro) que estejam sendo desenvolvidos pelas diferentes disciplinas e o dia 20 para as palestras e intercâmbios.
  • Forma-se-á um grupo de interação com jovens do CEEG e da comunidade de Castainho, onde espera-se fomentar a troca de experiências e saberes entre estes.
 
Maria Perpétua Teles Monteiro